Blog Cambará Online

Imagem
Mai
14

Para quem ama o frio e suas paisagens

Vinho, fogo na lareira, roupa quentinha, pinhão assado e Serra Gaúcha. O frio mal desponta e eu já fico faceira e de butuca na previsão do tempo. O motivo é a minha relação de amor platônico pelas baixas temperaturas e pelas cidades geladas da Serra. As paisagens serranas são maravilhosas durante o ano inteiro, mas para mim, no inverno ficam especialmente mais lindas.

Já conheci alguns belos lugares, porém, nenhum tirou da região o título de mais linda. Para quem é apaixonado por frio e deseja vivenciar o melhor das paisagens serranas eu sugiro o seguinte roteiro: Vacaria (RS), Bom Jesus (RS), São José dos Ausentes (RS), Cambará do Sul (RS) e São Francisco de Paula (RS).

Cada cidade tem as suas peculiaridades e eu ficaria dias escrevendo, mas vou dar só um aperitivo: Em Bom Jesus é possível encontrar a melhor sequência de trutas (peixe) do mundo, na pousada do Seu Flávio Rodrivaris. Já Vacaria é o lugar para conhecer de perto a cultura gaúcha e comprar bombachas e botas.

Em São José dos Ausentes há a oportunidade de cavalgar à beira dos cânions, uma experiência surreal, e também, conhecer os cenários naturais mais procurados para a gravação de novelas. Inclusive, neste momento, a TV Globo está hospedada no município gravando cenas da novela “Além do Tempo”.

Na minha bela Cambará do Sul, onde amo tomar um chimarrão assistindo ao por-do-sol, os cânions Itaimbezinho e Fortaleza são os meus paredões preferidos. Sei que são os lugares comuns turisticamente, mas só quem já sentiu a energia desses cânions é capaz de me entender.

Finalizo o texto falando de Cazuza Ferreira, um lugarejo localizado em São Francisco de Paula e que reserva uma experiência incrível com ricas histórias e construções que lembram os filmes de faroeste. O destaque é o hotel de madeira e também os bolichos, pequenas mercearias que continuam vendendo de tudo e funcionando como no passado.

Ah! Tem tanto o que falar desta região… Amo muito!

 

Fotos: Divulgação / Pousada Fazenda Morro da Cruzinha, Artur Alexandre / Marcelo Theil,